Uma sessão solene extraordinária realizada nesta quarta-feira, 19, marcou a comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, no Legislativo goiano. Na solenidade, proposta pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), foram entregues o Título de Cidadão Goiano ao comandante do Comando de Operações Especiais do Exército, general de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel; a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais do Exército, Coronel Rui Martins da Mota; e o Certificado do Mérito Legislativo a 82 integrantes do Exército.
A mesa de trabalhos foi formada pelo presidente Bruno Peixoto, o delegado regional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Goiás, Coronel Marcelo Vilanova; o secretário de Polícia Legislativa, Coronel Edson Ferreira Moura; o secretário de Assistência da Polícia Militar, Tenente Coronel Ribeiro; o secretário de Assistência Bombeiro Militar, Tenente Coronel Pimenta; o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, Luciano Levy Leite Santos; pelo diretor Executivo da Presidência da Assembleia Legislativa, Rubens Kirsteim Júnior; e pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL); além dos homenageados, o comandante do Comando de Operações Especiais do Exército, general de Brigada, Carlos Alberto Rodrigues Pimentel; e o chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais do Exército, Coronel Rui Martins da Mota.
Ao ocupar a tribuna para discursar, Bruno Peixoto passou a condução dos trabalhos da noite ao deputado Eduardo Prado.
Bruno traçou um breve histórico dos 375 anos de existência do Exército Brasileiro, destacando a primeira batalha enfrentada, a Batalha dos Guararapes, em que o Exército expulsou invasores estrangeiros. Nas palavras do deputado, esse foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil como nação soberana. “Dessa união, da noção de pertencer à terra, da necessidade de proteger nossa gente, nossas famílias e nossas riquezas, nascia uma nação e, com ela, um Exército”, disse o deputado.
Segundo Peixoto, ao longo dos anos, a instituição se tornou respeitada pelas grandes potências mundiais, pela atuação heróica na Segunda Guerra Mundial, mas também por ajudar a cultivar a paz, em mais de 50 países, com observadores militares e tropas de Capacetes Azuis, sob o comando da União das Nações Unidas e de organismos regionais.
O parlamentar lembrou também a atuação interna do Exército, alcançando áreas longínquas, levando, além de segurança, dignidade, saúde e melhoria de infraestrutura.
Quanto à concessão do Título de Cidadão Goiano ao comandante de Operações Especiais do Exército, o presidente da Alego afirmou que se tratava de um reconhecimento justo, tanto que o projeto de lei foi aprovado por unanimidade.
“Homenageá-lo como cidadão do estado de Goiás é uma honra, que nós, goianos, estamos tendo. Demonstrando que as fronteiras estaduais não são obstáculos para reconhecer quem orgulha a todos nós. (…) A partir desta noite, sinta-se, de direito, filho desta terra abençoada, acolhedora e generosa”, alegou Bruno Peixoto.
Ao finalizar, Peixoto agradeceu a instituição e colocou seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição do Exército.
Em seguida, os 82 integrantes do braço terrestre das Forças Armadas receberam o Certificado do Mérito Legislativo, tendo ao fundo, o som da Banda do Exército, que também executou o Hino Nacional Brasileiro, no início da solenidade.
Após a entrega da honraria, o Comandante de Operações Especiais do Exército, general de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel discursou em nome dos homenageados. E logo de início, o militar afirmou que os integrantes do Exército é que devem ser gratos ao estado de Goiás e à Assembleia Legislativa de Goiás.
Pimentel l confirmou a fala de Bruno Peixoto de que o título recebido por ele, é apenas de direito, porque já se sentia goiano de coração. Ele contou que havia morado em Goiânia, em 2009 e, desde essa época, já nutria um apreço pelo povo goiano e goianiense, pela forma acolhedora como foi recebido.
Segundo o comandante, que deixa o cargo nesta quinta-feira, o Exército se faz representar muito bem em Goiás, com importantes unidades para as Forças Armadas localizadas no estado. Ele citou como exemplo, as unidades de Formosa e Cristalina, assim como para a Aeronáutica, com a Base Aérea de Anápolis. E em Goiânia, está sediado o Comando de Operações Especiais, que está completando 20 anos de existência, na Capital goiana.
Por fim, o comandante agradeceu a homenagem recebida. “Nada a dizer, além de muito obrigado. Nós somos muito gratos. Falo em meu nome, falo em nome do Martins Mota, também hoje aqui agraciado com a comenda, falo em nome de todos os integrantes do Comando de Operações Especiais. (…) Muito obrigado à Alego, ao estado de Goiás, à cidade de Goiânia. O Comando de Operações Especiais tem muito orgulho de estar sediado nessa cidade e nesse estado”
Ao encerrar a sessão, Eduardo Prado disse da emoção de ter sido convidado para integrar a homenagem. Ele lembrou da sua relação com o Exército desde criança, quando a mãe trabalhou em uma unidade da instituição.
Relacionamento que seguiu na sua vida profissional, quando entrou para a Polícia Civil e, agora também, como deputado estadual. O parlamentar ainda disse do orgulho que sente por ter unidades de relevância do Exército em Goiânia. “Nós ficamos orgulhosos de saber que tropas especiais estão aqui na nossa Capital. Isso é motivo de orgulho para nós”, sublinhou.
Dia do Exército Brasileiro é celebrado com homenagens em sessão solene na Assembleia Legislativa
Compartilhe