A criação da Política Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Desporto Universitário é o tema do projeto de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolado na Casa como processo nº 2637/20, aprovado em primeira votação nesta quarta-feira, 17.
Em suas justificativas, Virmondes explica que o objetivo do projeto é conceder a isenção de preço público a associações atléticas acadêmicas ou ligas desportivas universitárias, regularmente constituídas como entidades sem fins lucrativos, quando da utilização de espaços esportivos estaduais, com a contrapartida dos estudantes envolvidos participarem como voluntários de serviços e programas estaduais, especialmente os relacionados a sua área de formação.
Na visão do parlamentar, as entidades de desporto universitário carecem de uma estrutura adequada para suas práticas esportivas, que são fundamentais na busca de formar atletas e desenvolver suas atividades, sendo esse, talvez, um dos maiores obstáculos a ser enfrentado pelos atletas universitários.
“Mostra-se necessária, assim, uma ação de apoio ao desenvolvimento do desporto universitário no estado de Goiás, valendo-se, em particular, do inegável potencial esportivo que o público universitário apresenta tal qual, a contribuição com ações voluntárias junto aos programas estaduais”, afirma Virmondes.
O parlamentar frisa que o desporto universitário assume um importante papel no desenvolvimento da cidadania e na dimensão cívica das crianças e dos jovens praticantes. Afirma ainda que a atividade contribui para a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipe, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância do cumprimento de objetivos individuais e coletivos.
Aprovada matéria que visa incentivar o desporto universitário em Goiás
Compartilhe