O deputado Mauro Rubem (PT) participou, na manhã dessa quarta-feira, 23, do primeiro Encontro Intersetorial da Rede Socioassistencial da Região Metropolitana, realizado no auditório 2, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O encontro tem como objetivo apresentar o trabalho realizado pelas unidades socioeducativas situadas no município de Goiânia e promover a articulação com a Rede Socioassistencial e os operadores do Sistema de Garantia de Acompanhamento da Medida Socioeducativa.
Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado, o coordenador-geral do Centro de Atendimento Socio Educativo (CASE), Ângelo Vieira da Silva; a coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas da Infância e Juventude da Capital, Bruna do Nascimento Xavier; o delegado titular da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais, Kelps Barreto; o representante do juiz de direito da comarca de Infância e Juventude de Goiânia, Rodrigo Brustolin.
A abertura do evento contou a apresentação cultural da Oficina de Produção Musical da CASE, onde cantaram uma música autoral que narra o dia a dia do adolescente dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo.
Olhar para o social
Mauro Rubem, ao fazer uso da palavra, declarou que os desafios só serão superados por momentos de reflexão como esse. “Tempo de compreender e colocar a vida do ser humano no centro das nossas vidas”.
O deputado ainda afirmou que a causa socioassistencial é dele e também da Alego. “É preciso fazer com que Goiás tenha recursos para o social em maior quantidade. Nós precisamos mostrar que, de fato, não se faz políticas pública sem valorização dos seus trabalhadores e sem construir uma estrutura eficaz por traz”, conclui.
Trabalho em rede
A coordenadora Bruna do Nascimento Xavier deu sequência ao encontro com a palestra: “A Socioeducação na Perspectiva do Sistema de Garantia de Direitos – A Importância do Trabalho em Rede”, e explanou sobre as diretrizes legais da Rede de Proteção e que o objetivo da rede se dá quando ela promove a ressocialização e evitando a reincidência e respeitando os direitos fundamentais do indivíduo. “Para a rede funcionar, ela tem que ser pensada em todo seu processo, no seu passo a passo, não esquecendo a captação de recursos”.
Assembleia Legislativa sedia o Encontro Intersetorial da Rede Socioassistencial da Região Metropolitana
Compartilhe