O prefeito Rogério Cruz estabeleceu, neste domingo (3/9), em reunião com representantes da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), o início de parceria entre Goiânia e o país asiático. A parceria bidirecional prevê a atração de investimentos e o compartilhamento de tecnologia com a cidade de Xiamem, localizada na província de Fujan.
O protocolo de intenção é parecido com o mesmo tipo de parceria que o município de São Paulo está estabelecendo com a cidade chinesa, por meio do Projeto de Lei 0129/2023, que está em tramitação. No encontro, que ocorreu em São Paulo e contou com a presença do presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, o prefeito Rogério Cruz informou que irá encaminhar um projeto de lei semelhante à Câmara Municipal de Goiânia para estabelecer a parceira.
“A nossa intenção é promover o intercâmbio e consolidar projetos com investimentos chineses nas áreas de tecnologia, transportes e energias renováveis. Isso é ser uma cidade inteligente”, disse Rogério Cruz, que cumpre agenda na capital paulista e participa, como palestrante, do Connected Smart Cities, principal evento de cidades inteligentes do Brasil.
Goiânia será destaque no evento, que tem início nesta segunda-feira (4). Um dos projetos do município que será apresentado na conferência e que foi citado na reunião com a Câmara de Comércio Brasil-China é o Passe Livre do Trabalhador, que foi considerado a iniciativa mais inovadora do país quando o assunto é mobilidade urbana.
Presente no encontro, o diretor de Relações Internacionais da CCDIBC, Marcelo Bestetti, explicou que o convênio garante a elaboração e o desenvolvidos de projetos nas áreas administrativas, compartilhamento de conteúdo científico e tecnológico, além de parcerias culturais e educacionais.
“Xiamen é uma cidade que emergiu e tem prosperado com a abertura e consolidação de parcerias internacionais”, disse Bestetti. “Esse convênio possibilita a troca de mão-de-obra e uma série de experiências na administração pública, com ênfase em investimentos em infraestrutura, bolsas de estudos para alunos da rede pública e outros avanços”, acrescentou.
Brasil-China
Desde 2002, a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China trabalha para o fortalecimento das relações diplomáticas, comerciais e culturais entre o Brasil e a China. A missão é aproximar indivíduos, organizações e empresas para realizarem negócios e ações que atraiam investimentos internacionais.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia