O programa Cata-treco, um dos serviços mais bem avaliados da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), funcionará normalmente neste feriado da Independência (7/9) e prevê recolher 1.120 itens em residências ao longo da semana, atendendo ordens de serviços já agendadas.
A atividade será mantida, inclusive, no sábado (9/9) e no domingo (10/9), contemplando todas as regiões da Capital. “Em cada ordem de serviço são recolhidos, em média, quatro objetos indesejados. Nós buscamos móveis, eletrônicos e demais itens sem utilidade na casa da pessoa, de graça. Basta agendar via WhatsApp (62) 98555-8555, telefone (62) 3524-8555 ou aplicativo Prefeitura 24h, e deixar os itens desmontados”, informa o presidente da Comurg, Alisson Borges.
O recolhimento, após solicitação, pode levar até 20 dias. Todo o material coletado pelo Cata-treco é destinado a cooperativas parceiras responsáveis por dar destinação sustentável, através da reciclagem ou reaproveitamento dos itens. “O serviço é um dos queridinhos do público por conta da eficiência e da comodidade”, pontua Borges.
O objetivo do Cata-treco é evitar que armários, camas, colchões, geladeiras e outros itens domésticos sejam abandonados em vias públicas, lotes baldios e margens de córregos. O descarte irregular polui o meio ambiente e gera problemas como proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya.
Fotos: Luciano Magalhães/Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia