Foram entregues, na tarde desta segunda-feira (16), os dois novos veículos que atuarão como Consultório nas Ruas (CR) nas regiões de Saúde Central e Sudoeste. Os espaços itinerantes, além de ofertarem os serviços essenciais de saúde, funcionarão também como carros da vacina aos finais de semana e feriados, ampliando ainda mais o alcance das campanhas de imunização na capital. Além deles, um novo rabecão foi entregue ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
Os dois novos veículos atuarão como Consultório nas Ruas nas regiões de Saúde Central e Sudoeste e aos finais como Carros da Vacina | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
“O serviço vai ao encontro da necessidade da população vulnerável. Assim, poderemos cuidar dessa parte da sociedade que precisa tanto do nosso cuidado especial”
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde
Os eCRs foram alocados em regiões que possuem o maior número de cadastros de pessoas em situação de rua: Asa Sul e Taguatinga. Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, os novos transportes possuem papel essencial no alcance da meta de vacinação.
“O serviço vai ao encontro da necessidade da população vulnerável. Assim, poderemos cuidar dessa parte da sociedade que precisa tanto do nosso cuidado especial. Além disso, vamos atuar aos sábados, feriados e pontos facultativos com a vacinação para atingirmos a cobertura de mais de 90% em todas as doenças imunopreveníveis.”
A gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (GASPVP), Juliana Soares, ressalta ainda que a aquisição terá impacto também na celeridade dos atendimentos. “Os carros irão trazer mais agilidade às equipes de Consultório na Rua [eCR] na assistência a pessoas nessa situação. Conseguiremos dar maior acesso à população mais vulnerável e que, muitas vezes, não consegue chegar às unidades físicas.”