Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21, a deputada Bia de Lima (PT) usou o Pequeno Expediente para falar sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e a luta contra o racismo em Goiás.
No discurso, a deputada citou o Projeto Abraço Negro, que é promovido há 20 anos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). A cada edição, o projeto homenageia uma personalidade negra que foi referência em sua área de atuação. Em 2023, a homenageada é a jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano. “Glória foi e continuará sendo inspiração para muitas crianças, jovens e adultos”, frisou a petista.
De acordo com a parlamentar, o objetivo principal do Abraço Negro é o combate ao racismo no ambiente escolar. “Aproveitamos essa data para abraçar um monumento, abraçar uma instituição. Esse abraço é dado por crianças e jovens das escolas públicas do nosso Estado, dos nossos municípios. Para chamar a atenção para o Dia da Consciência Negra”, enfatiza.
Por fim, Bia declarou que, para garantir uma sociedade democrática e igualitária, é necessário investir em educação. “Nós precisamos muito da educação, para que, através da educação, possamos construir uma mentalidade em que todos sejam capazes de conviver harmoniosamente, negros, brancos, pardos para que possamos conviver e respeitar uns aos outros”.