Foi aprovado, em primeira votação, pelo Plenário da Assembleia Legislativa, o processo n° 173/23, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que institui pensão estadual especial a filhos de pessoas acometidas pela hanseníase.
A indenização em análise, de acordo com a justificativa do projeto, tem por objetivo reparar danos causados a filhos que, durante o tratamento da hanseníase de seus pais, foram mantidos afastados de suas famílias.
Ainda de acordo com a proposta, tal compensação deverá ser superior a 1,5 salário mínimo, e justifica-se por tratar de direitos violados durante segregações equivocadas, em que, além das consequências próprias da doença, geraram preconceito e discriminação aos filhos dos portadores da doença.
O projeto cita, como referência, outros estados em que ações semelhantes já estão em vigor. O texto afirma ainda que, caso existam outras indenizações pagas pela União sobre os mesmos fatos, esses não excluiriam os direitos previstos no novo dispositivo legal estadual.
Aprovado projeto que prevê pensão a filhos de pessoas acometidas pela hanseníase em Goiás
Compartilhe