Mais de 8 mil pessoas foram atendidas em um mutirão realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) na capital, Rio Branco. Durante o evento, que ocorreu no Ginásio do Sesc Bosque, entre os dias 1º e 8 de maio, as equipes do TRE-AC prestaram serviços para regularização de títulos eleitorais. O mutirão contou com 60 colaboradores e 30 guichês para agilizar os atendimentos, resultando em um total de 2.689 novos títulos emitidos.
Além do mutirão na capital, o TRE-AC levou seus serviços para o interior do estado por meio da Rota da Cidadania, que percorreu regiões rurais desde março. Ao todo, nos últimos oito dias, mais de 21 mil pessoas buscaram os serviços da Justiça Eleitoral para regularizar sua situação. Com as eleições municipais de 2024 marcadas para 6 de outubro, a regularização do título de eleitor é essencial para garantir o direito ao voto e evitar consequências como a impossibilidade de emitir documentos, matricular-se em universidades, receber benefícios sociais e assumir cargos públicos.
A não regularização do título de eleitor pode acarretar em diversas restrições na vida do cidadão, incluindo a impossibilidade de votar nas eleições municipais deste ano. Com o prazo de regularização encerrado em 8 de maio, a legislação eleitoral prevê o fechamento do cadastro nos 150 dias anteriores ao pleito, visando a organização da votação. A Justiça Eleitoral destaca a importância da regularização para garantir a participação democrática dos cidadãos nas eleições e o pleno exercício de seus direitos civis.