O Ministério da Saúde lançou a campanha nacional “Doe leite materno: vida em cada gota” com o objetivo de ampliar a oferta de leite materno em 5% para recém-nascidos internados em unidades neonatais. Em 2023, o Pará coletou quatro mil litros de leite, beneficiando 4,6 mil bebês prematuros ou de baixo peso. A doação de leite humano é fundamental para a saúde desses bebês, aumentando suas chances de recuperação e uma vida mais saudável.
Além da doação de leite materno, a campanha nacional também foca no incentivo ao aleitamento materno, especialmente para mulheres trabalhadoras. O Ministério da Saúde certifica empresas que mantêm salas de apoio à amamentação, com 274 salas certificadas em todo o país. Esses espaços permitem a coleta e armazenamento de leite por mães trabalhadoras, contribuindo para a saúde da criança e da mulher. A amamentação é destacada como a forma mais econômica e eficaz de proteção para redução da morbimortalidade infantil, trazendo benefícios tanto para os bebês quanto para as mães.
A amamentação é essencial para a redução da morbimortalidade infantil, diminuindo ocorrências de diarreias, afecções perinatais e infecções. Estima-se que o aleitamento materno possa diminuir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. A campanha nacional visa não apenas incentivar a doação de leite materno, mas também promover a importância do aleitamento materno para a saúde e bem-estar das crianças e das mães em todo o Brasil.