Em São Sebastião, um novo Canil Policial está em processo de implantação para fortalecer as operações de combate ao tráfico de drogas na cidade. Até o momento, três cães estão em treinamento para integrar o serviço, incluindo o Pastor Alemão ‘Black’, que será utilizado como cão farejador de entorpecentes a partir de junho. Além de atuar no combate ao crime, os cães também serão empregados em atividades de suporte emocional com crianças em escolas e idosos em asilos.
A iniciativa da Prefeitura de São Sebastião em criar o Canil Policial demonstra um esforço conjunto para ampliar a segurança pública na região. O cão ‘Beretta’, de raça não definida, e um Pastor-belga Malinois, que em breve se juntará à equipe, também estão passando por treinamento para desempenhar funções específicas no combate à criminalidade e no auxílio a diferentes segmentos da comunidade. Com a proximidade da operação do Canil, os policiais locais estão se preparando para trabalhar em conjunto com os cães em operações e no manejo adequado dos animais.
O Canil Policial de São Sebastião promete ser um importante recurso para as forças de segurança da cidade, colaborando não apenas no combate ao tráfico de drogas, mas também no apoio emocional a crianças e idosos. A doação dos cães e o treinamento especializado refletem o comprometimento das autoridades locais em fortalecer a atuação policial e estabelecer uma relação mais próxima com a comunidade, visando a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.