Após o afastamento da massa polar que trouxe dias de sol e calor para o Rio Grande do Sul, uma frente fria traz a volta das chuvas e a preocupação com inundações. A previsão é de céu nublado e chuvas, principalmente no centro-norte do estado, com acumulados de 60 a 100 milímetros até sexta-feira. Com o solo já encharcado e os níveis das bacias elevados, há alerta para o risco de inundações, especialmente nas mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Rio-grandense, além da Metropolitana de Porto Alegre.
A chegada de uma nova frente fria na sexta-feira promete intensificar as chuvas, com previsão de acumulados significativos na Serra Gaúcha, colocando toda a região em alerta. O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais alerta para os riscos hidrológicos, destacando a probabilidade de novas inundações em diversas regiões do estado. Além disso, há alerta moderado para deslizamentos na Serra Gaúcha, devido aos acumulados de chuva e previsão de novas precipitações.
Enquanto o Sul do Brasil se prepara para enfrentar as consequências das chuvas intensas, o Sudeste e parte do Centro-Oeste se preparam para uma nova onda de calor. Com a massa de ar polar enfraquecida, as temperaturas devem subir novamente, com marcas acima da média para o período. Regiões como centro-norte paulista, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e extremo leste do Mato Grosso do Sul devem ser as mais afetadas pela intensa onda de calor, enquanto as chuvas persistem no Rio Grande do Sul.