A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a liberação da ativação do sinal de internet 5G para 506 novos municípios a partir de 5 de agosto. Com essa medida, 19 estados terão todos os seus municípios aptos a receber o serviço de 5G, alcançando um total de 4.808 municípios e 197 milhões de pessoas, o equivalente a 92% da população do país. No entanto, a instalação das redes 5G dependerá do planejamento individual de cada operadora, não sendo automática em todos os locais liberados.
Além disso, o governo brasileiro planeja investir R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028, visando impulsionar a tecnologia no país. Em paralelo, uma pesquisa aponta que 6 em cada 10 pessoas estão dispostas a pagar mais por marcas consideradas mais seguras em suas compras online. Por outro lado, o governo também anunciou investimentos de R$ 7,4 bilhões em obras no estado do Rio Grande do Sul, buscando promover o desenvolvimento e a infraestrutura local.
A Anatel alerta para possíveis interferências do 5G no sinal de TV Aberta captado por antenas parabólicas, destacando a necessidade de adaptações para preservar a qualidade da imagem. Os interessados em mais informações podem acessar o site do Programa Siga Antenado. Com a expansão do 5G, o Brasil avança no cenário da conectividade, preparando-se para uma nova era de comunicações e tecnologias avançadas em diversas regiões do país.