O ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), esteve entre os palestrantes do Seminário Nacional sobre Cidades Sustentáveis, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, que ocorreu nesta quarta-feira (31), no Rio de Janeiro. Mendanha contou como implementou o projeto “Cidade Inteligente” , durante sua gestão à frente da Prefeitura de Aparecida, entre os anos de 2017 e 2022.
O projeto contou com a instalação de um data center para armazenamento de dados, mais de 3 mil câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade em prédios públicos como unidades de saúde e educação, sendo 600 câmeras do Programa Olhos de Águia, que interligam os equipamentos em uma Central de Inteligência Tecnológica com envio de informações das faces, placas de veículos, gestual, para tudo funcionar bem, foram instaladas mais de 700 quilômetros de fibra óptica.
Na educação, Gustavo lembrou sobre a implementação da robótica, com resultados observados a partir da Escola Municipal Francisco Rafael, unidade escolhida como modelo por sua localização próxima ao Complexo Penitenciário. Com menos de 6 meses, já foram observadas melhorias. Na gestão de Gustavo, outras escolas receberam o projeto.
Durante a Pandemia do novo Coronavírus também foram utilizadas medidas tecnológicas para ajudar no enfrentamento a partir do monitoramento de dados essenciais para elaboração de estratégias.
A ideia de uma smart city surgiu durante uma viagem feita à Barcelona, quando Gustavo era o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, junto com o então prefeito da cidade, que era Maguito Vilela, em 2009. Com a sucessão ao governo de Maguito, ele decidiu que o programa “Cidade Inteligente” seria um dos carros chefes de sua gestão, e, ao contrário do que previu um dos auxiliares, o modelo tecnológico contribuiu para uma reeleição com 98,8% dos votos.
“Foram necessários planejamento e estruturação. Investimento R$ 70 milhões de reais advindos de recursos próprios, e o resultado foi uma cidade mais segura, com melhorias também na saúde e educação. Espero que em breve tenhamos mentes novas na gestão, que saiba a importância da tecnologia para que possamos retomar os projetos que são importantes para beneficiar a vida do povo. O resultado do projeto Cidade Inteligente pode ser resumido em uma palavra: Orgulho, que foi o sentimento que resgatamos no aparecidense”, disse.
O ex-prefeito retornou à cidade nesta mesma quarta-feira (31) para continuar trabalhando no projeto do pré-candidato Leandro Vilela, que também terá em seu programa de governo vários programas e ações com princípios tecnológicos e sustentáveis.