A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou nesta quinta-feira, 1°, uma força-tarefa para recolher lixo, entulho e outros resíduos descartados de forma irregular em uma área situada na Alameda Antônio Alves Neto, no Jardim Maria Inês. A operação precisou de 6 caminhões, uma pá carregadeira e servidores para executar a limpeza da região.
De acordo com a secretaria, o local é foco de descarte irregular de lixo e entulho, que vão desde materiais de construção a eletrodomésticos.
“Nossas equipes fazem a limpeza nesse local de forma constante, e somente neste ano, já estivemos aqui seis vezes. Um serviço que não precisaria ser feito se a população se conscientizasse e fizesse a destinação correta dos resíduos. Essa questão vai muito além de gerar custos para o município. O lixo polui o meio ambiente, compromete a saúde pública, o bem-estar e pode gerar multa”, destacou o secretário Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Ademar Rodrigues.
O secretário explica que para realizar esse trabalho, a SDU emprega servidores e maquinário que poderiam ser usados em outras frentes como, por exemplo, reforma e construção de praças, poda de árvores e outros serviços. “É importante que a população tenha consciência ambiental e ajude a fiscalizar”, completou o secretário
Jogar lixo de forma inadequada é considerado crime contra o meio ambiente, podendo resultar em multa, dependendo da gravidade da infração. A Prefeitura destaca a importância da participação da comunidade na manutenção da limpeza da cidade.
A população aparecidense pode denunciar essa prática indevida pelo telefone 3238-7216 ou via whatsapp 98459-1661 da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. As multas para quem comete esse crime, conforme legislação municipal, variam de R$ 500 a R$ 5.000,00.