As redes de varejo Petz e Cobasi anunciaram um acordo para combinar suas operações, tornando-se a maior empresa do setor de produtos para animais de estimação no Brasil. A Petz se tornará uma subsidiária integral da Cobasi, com os acionistas da Petz detendo 52,6% da nova empresa. A fusão, prevista para 2025, resultará em uma empresa com receita bruta de cerca de 7 bilhões de reais e 494 lojas em mais de 140 cidades, prometendo sinergias e benefícios para o mercado e consumidores.
A união das duas gigantes do setor visa otimizar operações, racionalizar abertura de lojas e manter a competitividade diante do crescente comércio eletrônico. A expectativa é que a empresa combinada gere sinergias anuais de 220 a 330 milhões de reais, com 85% desses benefícios a serem capturados em até três anos. Sob a liderança de Sergio Zimerman e Paulo Nassar, a nova empresa nascerá com dívida líquida de 194 milhões de reais e uma visão de crescimento e recuperação das vendas, conforme indicam os resultados positivos do segundo trimestre e projeções promissoras para o futuro próximo.
A assinatura do acordo entre Petz e Cobasi, baseada na premissa de não incidência de Imposto de Renda sobre ganho de capital, reflete a confiança das empresas na viabilidade e benefícios da fusão. Com as ações da Petz valorizadas no mercado, o cenário para a nova companhia se mostra otimista, com planos de manter presença no Ibovespa e foco na satisfação do consumidor, na eficiência operacional e no crescimento sustentável no competitivo mercado de produtos para animais de estimação.