O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com investimentos de R$ 144 milhões. A unidade, vinculada ao Ministério da Saúde, terá capacidade para atender até 60 pessoas diariamente em radioterapia e contará com 14 leitos para transplante de medula óssea. Lula, que enfrentou câncer na laringe em 2011, ressaltou a importância do acesso universal a tratamentos de saúde dignos e do papel do Estado nesse processo.
O governador Eduardo Leite destacou a relevância do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na estrutura de saúde do estado, enfatizando a preocupante situação da oncologia no Rio Grande do Sul devido ao envelhecimento da população. Com projeções de aumento de 15% na incidência de câncer no estado até 2027, Leite ressaltou a importância do investimento em prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Além da inauguração do centro, foram autorizadas duas obras para a rede de saúde gaúcha no âmbito do PAC.
A visita de Lula ao Rio Grande do Sul também incluiu a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e a inauguração de um novo complexo viário em São Leopoldo, como parte dos esforços de reconstrução do estado após as enchentes de maio. O presidente enfatizou a necessidade de investimento em saúde como um meio de salvar vidas e garantir acesso igualitário aos serviços, ressaltando a importância do papel do Estado na promoção do bem-estar da população.