Sem categoria

Adriana Accorsi promoveu sessão em homenagem às Mulheres de Luta. Elas receberam o certificado do Mérito Legislativo

0 Shares
0
0
0
0
0
0

A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, na noite dessa terça-feira, 29, sessão em homenagem às Mulheres de Luta. A solenidade foi proposta pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). O evento teve lugar no plenário do Palácio Maguito Vilela, nova sede do Parlamento estadual. No total, 57 mulheres foram convidadas a receberem o certificado do Mérito Legislativo. A honraria é concedida àquelas que prestam ou prestaram relevantes serviços ao Estado, ao contribuírem com o aprimoramento das atividades desenvolvidas em defesa de Goiás.

Integraram a mesa diretiva dos trabalhos, além da deputada petista; Bia de Lima, presidenta do sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego); secretária nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia; perita criminal, Juliana de Carvalho Cardoso; secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Magna Márcia Rodrigues Cordeiro; e professora Sara de Castro Cândido, que falou em nome das homenageadas da noite.

Ao dar início a solenidade, Adriana realçou ser esse o primeiro evento do mandato na nova sede do Legislativo. Ao falar das homenageadas, afirmou, que “são minhas amigas, mulheres que amo e acredito, das quais acompanho as lutas”, sublinhou ao ressaltar importância do reconhecimento às Mulheres de Luta em Goiás.

“Para mim, é muito importante ver os movimentos sociais representados nessa mesa, nesse plenário”, frisou Accorsi. “Para mim é muito importante estar nesse plenário, que é do povo. Essa luta é muito importante e garante que tenhamos direito, respeito e dignidade”, afirmou ao detalhar as diversas categorias representadas na ocasião, e que realizam um trabalho voltado à buscar e defender os direitos das mulheres.

A propositora do reconhecimento ressaltou, ainda, que “todas as homenageadas são para nós um exemplo de luta. Tivemos muitas conquistas. Nossa luta não foi em vão”, disse ao relembrar dos 92 anos do direito ao voto feminino. Porém, reafirmou ter a certeza de que ainda há muito a ser feito.

Na oportunidade, relembrou visita recente a uma escola pública, na qual abordou a violência contra a mulher e o assédio, mas levou esperança, ao falar da luta para que as mulheres consigam alcançar um mundo igualitário. “Onde as mulheres possam ser ouvidas e respeitadas”, garantiu ao defender mais justiça e dignidade.

Capacidade de amar
Em seu discurso como representante das homenageadas, Sara Cândido reforçou a fala da deputada e disse que “o lugar da mulher é onde ela quer estar”. E prosseguiu, ao salientar que, “vale a pena lutar. Nos sentimos felizes por ser representada nesta Casa e na política”, pontuou.
Ainda aproveitou a oportunidade para tratar da desigualdade de oportunidades em relação às mulheres, desde à violência física, até à questão das diferenças salariais e abordou, também, questões relacionadas à homofobia. “Quero ressaltar o amor. O que fortalece a mulher é a capacidade de amar. É porque amamos que acordamos todos os dias dispostas a mudar o mundo”, resumiu a professora.

Bia de Lima, ao fazer uso da palavra, da importância da união das mulheres em busca dos próprios direitos. “Juntas vamos construir dias melhores”, ressaltou.

As homenageadas:

Abadia dos Santos Ferreira
Adenisia Evangelista da Linha
Adma Lourenço de Melo Rocha
Adriana Luz Alencar
Aline Carvalho Resende Pedro
Andréia Lino do Carmo Bessa
Angelina Soares Silva
Aparecida Borges
Astéria Regina Brandão
Áurea Maria Morais
Bruna Daniella de Souza Silva
Cândida Lopes Soares
Cleidiane Alves da Silva
Deisy Ribeiro Nunes
Edevânia Ferreira da Silva
Eufrasia Oliveira Campos Mourão
Flause Maria Gomes
Flaviana Alves Barbosa
Ildes Chaves Barbosa
Ivani Maria de Novaes
Jésika Thalita Martins – (In Memoriam)
Juliana de Carvalho Cardoso
Leda Lúcia Teixeira Portela
Leily Ferreira Martins
Lívia Sabino Cardoso
Luciana Mateus Lara Tinoco
Luciana Serra Dourada de Souza
Ludmylla da Silva Morais
Luiza Pereira Sol
Luzinéia Vieira dos Santos
Magna Marcia Rodrigues Cordeiro
Márcia de Faria Veloso
Marcia Pereira Melo
Maria Antônia Gomes
Maria Aparecida Rodrigues
Maria de Fátima Veloso Cunha
Maria de Lourdes Silva
Maria Elisabeth de Melo Fleuri
Maria Ferreira de Moura
Maria Luíza Cardoso
Maria Oliveira de Souza
Marineti Aparecida de Castro Pettine
Meibb de Souza Santos Freire
Nálvia Nunes de Sousa
Priscila Paola Pagoto Silva
Raquel Marques Rodovalho
Rosa Helena Lemes Oliveira Martins
Rosângela Araújo da Silva
Roseli Antunes Barreira Machado
Roseli Pereira da Silva
Samara Araújo Martins
Sara de Castro Cândido
Sirleide Oliveira da Silva
Sueli Alves dos Santos
Suely Correia Sales Coutinho
Valéria Lopes Rezende
Welda Peres Damasceno

0 Shares
You May Also Like