Alego faz sessão solene com militantes históricos do PCdoB em Goiás para comemorar cem anos do partido

0 Shares
0
0
0
0
0
0

A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, na noite dessa segunda-feira, 4, sessão em comemoração dos 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. Realizado por requerimento do deputado Henrique Arantes (MDB), o evento contou com a participação da presidente estadual do PCdoB, ex-deputada Isaura Lemos, além de dirigentes e militantes do partido, do deputado Antônio Gomide (PT) e de outros políticos e autoridades. O evento também homenageou lideranças, amigos e simpatizantes da sigla com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo.
Além de Gomide, que conduziu a sessão, e Isaura Lemos, a mesa foi composta por: deputado federal Rubens Otoni (PT), a presidente do diretório estadual do PT, Kátia Maria, o ex-vereador Euler Ivo, o secretário nacional de formação do PCdoB,  Adalberto Alves Monteiro, o ex-deputado federal constituinte Aldo Arantes, o ex-deputado estadual Fábio Tokarski, a ex-deputada estadual Denise Carvalho, o vereador por Goianira Marcão das Casinhas (PCdoB), e a diretora da União Nacional dos Estudantes, Thaís Falone.
Também estavam presentes a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, além de lideranças políticas, escritores, artistas e caravanas de militantes e simpatizantes do partido vindas de Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas e Goianira,
A sessão teve início com apresentação musical da cantora Maíra Lemos. Em seguida, Antônio Gomide fez uso da palavra, quando destacou a luta do PCdoB “pela superação do capitalismo, das injustiças, da violência e das guerras  para a construção de uma nova sociedade, mais digna, mais igualitária e mais humana”.
O deputado também fez uma breve reconstituição da criação do partido no Brasil, em 25 de março de 1922, durante reunião em Niterói (RJ), por orientação direta de Lenin, o líder da revolução socialista na Rússia. “Desde sua fundação, o PCdoB sempre marcou presença nos grandes acontecimentos políticos do País e na luta pela democracia, sempre ao lado dos trabalhadores e do povo”, assinalou Gomide.
Em seguida, tiveram início os discursos dos oradores da sessão. A primeira da lista foi Isaura Lemos, que destacou a importância de Astrogildo Pereira, um dos fundadores do PCdoB, que, segundo ela, desde jovem, dedicou sua vida a lutar pela construção de uma sociedade com valores diferentes dos que são cultivados no capitalismo.
Os nomes de Luiz Carlos Prestes e João Amazonas também foram resgatados pela ex-deputada como líderes das três primeiras gerações de militantes do PCdoB. “Todos eles enfrentaram o arbítrio dos regimes de plantão, da República Velha à ditadura militar, passando pelo Estado Novo. Em mais da metade da sua trajetória, o partido teve de atuar nos subterrâneos da liberdade”, ressaltou.
Em seu discurso, Isaura pediu aplausos para Zezinho do Araguaia, que participou da Guerrilha  do Araguaia e estava presente na sessão. Segundo a ex-deputada, o PCdoB continua engajado na luta por uma sociedade mais justa e pela superação do atual momento político do País.
Também discursaram Euler Ivo, Adalberto Monteiro, Aldo Arantes, Fábio Tokarski, Rubens Otoni, Kátia Maria e Denise Carvalho. Em seguida, Antônio Gomide e Isaura Lemos fizeram a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados da noite.   – LINK Read More

0 Shares
You May Also Like