Alunos da Escola Municipal Guiomar Rosa apresentam robô construído em aulas de robótica

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Os alunos da Escola Municipal Guiomar Rosa finalizam nesta quarta-feira, 31 de agosto, os trabalhos do Projeto Maluquinho por Robótica. O projeto é executado pelos alunos do 5º ano e a ação final contará com apresentação do robô “Carro Malucar”. 70 estudantes participaram da criação e execução do projeto, que começou em agosto e chegou a essa etapa final após 20 encontros com oficinas teóricas e reflexivas.

A apresentação do robô confeccionado pelos estudantes terá início às 7h30, no pátio principal da Escola Guiomar Rosa que fica no Jardim Maria Inês. O evento contará com a presença do prefeito Vilmar Mariano, do secretário de Educação, Divino Gustavo e da secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, além de toda comunidade escolar.

O Projeto Maluquinho por Robótica foi conduzido sob a orientação dos professores Dayana Menezes e Juliano Frederico. Faz parte da política de criação da Robótica Educacional que, entre os objetivos, tem a finalidade de desenvolver competências e habilidades, estimulando nos estudantes a criatividade e a autonomia.

De acordo com os professores dinamizadores, os estudantes que participam do projeto executaram uma proposta alinhada ao PPP da escola, envolvendo na ação servidores da instituição de ensino e também membros da comunidade escolar.
O evento contará também com a participação da equipe de robótica do Sesi Planalto, instituição que fica no Jardim Planalto.

PROJETO

Os mais de 32 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia matriculados em turmas de 1º ao 5º ano estão tendo aulas de robótica neste ano letivo. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) criou o projeto “Aprendendo com Robótica: uma Aventura Divertida”. O programa, mesmo sendo de iniciação, ajuda na universalização do ensino de robótica nas escolas da rede municipal, sendo voltado exclusivamente para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo o secretário de Educação, Divino Gustavo, o programa tem como objetivo estimular o desenvolvimento do ensino e aprendizagem e promover a cultura digital nos estudantes do ensino fundamental. “As crianças de agora já nasceram na era digital e a internet e a tecnologia são grandes aliadas do ensino em sala de aula”.

Cada aluno do 1º ao 5º do Ensino Fundamental recebeu um kit para ser utilizado durante a realização das tarefas propostas do ensino de robótica, tanto em sala de aula quanto em casa. A parte final do projeto nas mais de 50 Escolas Municipais acontecerá até o final do ano de 2022.

0 Shares
You May Also Like