Candidatos do Exame Nacional de Residência (Enare) devem se atentar para as próximas etapas

0 Shares
0
0
0
0
0
0

As provas objetivas do Exame Nacional de Residência (Enare) 2022/2023, ocorridas no último dia 6 de novembro, transcorreram normalmente e sem incidentes em todas as cidades onde foram realizadas. Agora, as atenções se voltam para as próximas etapas da seleção e os candidatos deverão se atentar para as próximas datas. 

No dia 19 de dezembro, serão divulgados o resultado definitivo do exame escrito e o resultado preliminar da análise curricular. Nos dias 20 e 21 serão aceitos os recursos contra o resultado da análise curricular e no dia 27 será publicado o resultado final. De 2 a 6 de janeiro de 2023, será aberta a primeira janela para a escolha de admissão, com resultado no dia 9 de janeiro. E de 10 a 12 de janeiro, será aberta a segunda janela de oportunidade para a escolha de admissão, com resultado no dia 13 do mesmo mês. A matrícula nos programas de residência ocorre de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.Realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, o Enare contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo Ministério da Educação e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. Entre as profissões estão Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina e outras. 

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.

Enem da Residência 

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas. 

Saiba mais aqui.

Com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

0 Shares
You May Also Like