Crer realiza capacitação sobre vigilância epidemiológica aos colaboradores

0 Shares
0
0
0
0
0
0

O Serviço de Epidemiologia do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, entre os dias 21 de março e 1° de abril, capacitação sobre Notificação de Doenças e Agravos Epidemiológicos, eventos que constituem ameaça à saúde, e os fluxos do setor. Passaram pelo treinamento as equipes de profissionais que atuam na assistência ao paciente internado, compreendendo postos de internação, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ao todo, 219 profissionais passaram pela capacitação, que teve como objetivo treinar os profissionais para saberem identificar uma situação e como notificar junto ao Serviço de Epidemiologia da unidade do Governo de Goiás. “É muito importante manter esse trabalho contínuo de capacitação das equipes”, afirma a enfermeira responsável pelo Serviço de Epidemiologia do Crer, Priscilla Cirqueira.

“Esse momento possibilita a padronização das ações, a orientação quanto ao que o Serviço de Epidemiologia realiza na instituição e como os profissionais que prestam assistência ao paciente podem contribuir com a sinalização imediata da suspeita ou confirmação de alguma doença ou agravo que possa acometer o paciente. Em busca do envolvimento e empoderamento de toda a nossa equipe, as ações de capacitação são contínuas”, explicou.

O Serviço de Epidemiologia é o responsável pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a vigilância epidemiológica das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e outros fatos de interesse para a saúde pública.

Esse controle, definido como uma sistemática de coleta, armazenamento, análise e interpretação de dados, é fundamental para a prevenção de uma doença e para definição de políticas públicas em saúde.

De 1º janeiro a 31 de março deste ano, 1.067 notificações epidemiológicas foram registradas na instituição.

O post Crer realiza capacitação sobre vigilância epidemiológica aos colaboradores apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

LINK Read More

0 Shares
You May Also Like