Goiás perde a liderança no IDEB, conquistada desde 2017

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Goiás perdeu a liderança do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) passando o posto que ocupou por três vezes – 2013, 2017 e 2019 – para o Estado do Paraná. O índice do Ideb foi divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb leva em consideração dois eixos: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto.

Os dados refletem a qualidade do ensino público e privado no Brasil a partir de análises realizadas em 2021. Os estudantes goianos obtiveram nota de 4,5 no ensino médio, número abaixo do esperado, já que na edição anterior, Goiás esteve acima da média.

Em material publicitário do Governo de Goiás em 2021, a gestão ressalta a importância do primeiro lugar, com indicativo de melhoria dos investimentos. Para o educador Manoel Barbosa, conselheiro do Conselho Estadual de Educação, esse é o reflexo de três pontos: desvalorização do servidor público; desorganização administrativa, e também pela evasão escolar por falta de busca ativa durante a pandemia.

“Ficamos dois anos com os alunos em casa, durante a pandemia, sem conectividade, só agora, perto das eleições, o governo tomou uma medida puramente eleitoreira dando os chromebook, mas quando precisou, não estava lá”, explica.

0 Shares
You May Also Like