Gracinha Caiado anuncia novo curso de capacitação social

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado retomou, nesta segunda-feira (7/11), as videoconferências com primeiras-damas e trabalhadores sociais municipais. Ao lado da diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Melo Caiado, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, Gracinha fez questão de agradecer os mais de 450 participantes da live pela parceria nos últimos quase quatro anos de trabalho.

“Estamos chegando ao final deste primeiro mandato de Ronaldo Caiado e, sem dúvida alguma, as maiores conquistas que tivemos foi porque, desde o primeiro dia, o governador tomou a decisão acertada de trabalhar ao lado dos prefeitos e das equipes municipais e aqui na área social, Seds, GPS e OVG, nós seguimos essa diretriz à risca sempre trabalhando ao lado de vocês”, afirmou.

Desde maio de 2020, quando se iniciaram as videoconferências com as primeiras-damas e os trabalhadores sociais, foram 491 encontros, entre Debates Sociais, Minicursos e Oficinas, alcançando 245 municípios goianos atendidos, com 23,5 mil certificados emitidos e mais de 3,1 mil pessoas capacitadas.

O trabalho de qualificação dos municípios se dá por meio da parceria entre OVG, SEDS e GPS, tendo sido produzidos 13 cadernos de trabalho, com temas relacionados ao dia a dia dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Durante a reunião virtual, Gracinha Caiado apresentou o novo Caderno de Oficinas Temáticas, que já começará a ser trabalhado pelos professores da Gerência Social da OVG a partir desta terça-feira (8/11). “Neste novo caderno, vamos novamente trabalhar com os estudos de caso, trazendo exemplos de situações cotidianas do trabalho da Assistência Social, para que possamos discutir e refletir sobre as práticas do nosso dia a dia em 21 oficinas diferentes”, detalhou.

As oficinas e minicursos ocorrem de forma virtual, são gratuitos para os municípios que desejem participar e têm certificação para os trabalhadores sociais.

Nordeste Solidário
Gracinha Caiado agradeceu e seguiu, então, com o informe sobre a Operação Nordeste Solidário, que envolve áreas como infraestrutura, social e saúde, para evitar desastres, reduzir possíveis danos e garantir a segurança de toda a população dos 70 municípios que correm riscos em meio ao período chuvoso que se aproxima.

Existe a previsão de que chova, em um único mês, até 500 milímetros em algumas regiões, cenário semelhante ao ocorrido entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quando 24 cidades decretaram emergência. A operação, segundo ela, é baseada no tripé preparação, resposta e reconstrução, com foco em áreas mais vulneráveis, fornecendo, primariamente, acolhimento e assistência às pessoas.

A prefeita de Montividiu do Norte, Cirinha da Farmácia, pediu a palavra para lembrar que seu município também sofreu com as chuvas torrenciais do final do ano passado e que fica mais tranquila sabendo que o Governo de Goiás segue cuidando daqueles que moram no Norte e Nordeste. “Agradeço imensamente o carinho e a dedicação da nossa primeira-dama Gracinha Caiado e do governador Ronaldo Caiado conosco. Estou muito feliz que vamos continuar trabalhando juntos nesses próximos quatro anos”, afirmou.

Mães de Goiás
Ainda nos informes, a primeira-dama do Estado falou sobre a necessidade de realizar o cadastro de uma nova senha do cartão do programa Mães de Goiás. “Essa mudança de senha é obrigatória e o prazo para fazê-la seria até hoje, 7 de novembro, mas prorrogamos até a sexta-feira, 11 de novembro. Até agora, já temos 85 mil mães que atualizaram seus cadastros, precisamos da ajuda de vocês, nos municípios, para chegarmos a todas as beneficiárias. A SEDS está à disposição para ajudá-los”, acrescentou o secretário Wellington Matos.

Natal do Bem
Gracinha Caiado também anunciou, durante a live com as primeiras-damas e trabalhadores sociais, o início da distribuição dos brinquedos da campanha Natal do Bem. Na quarta-feira (9/11), Gracinha e Adryanna Caiado estarão na sede da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) fazendo o lançamento oficial da iniciativa.

O Natal do Bem envolve o trabalho em equipe da OVG, GPS, Secretaria de Estado da Retomada e GoiásTurismo, além de parceria com as prefeituras dos 246 municípios goianos. “Este ano vamos continuar trabalhando em conjunto para que os brinquedos do Natal possam chegar a todos os cantos do Estado de Goiás. Como todos os projetos que fazemos, sempre em diálogo com as equipes municipais pois só conseguimos chegar a quem mais precisa”, afirmou.

O ponto de distribuição para os municípios será a sede da Iquego, no Bairro Ipiranga, em Goiânia. Os técnicos do Gabinete de Políticas Sociais entrarão em contato com cada prefeitura para agendar dia e horário para a retirada dos brinquedos. Entre os itens que vão fazer a alegria das crianças goianas em vulnerabilidade estão carrinhos, bonecas, bolas de vôlei e bolas de futebol.

Gracinha Caiado anunciou ainda que o Natal do Bem no Centro Cultural Oscar Niemeyer será aberto no próximo dia 29 e vai até 1º de janeiro de 2023, funcionando de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. A programação inclui show com o Padre Fábio de Melo e Família Lima. A festa terá 800 mil pontos de luz e atrações como Parada Natalina, Vila de Natal, espaços interativos com personagens vivos e espetáculos culturais gratuitos. O CCON fica às margens da BR-153 e da GO-020, na região Sul de Goiânia.

O post Gracinha Caiado anuncia novo curso de capacitação social apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

0 Shares
You May Also Like