Hugo recebe novo tomógrafo, raio-x digital e reforma do setor de esterilização

0 Shares
0
0
0
0
0
0

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), acaba de dotar o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) de novo tomógrafo, moderno e resolutivo, raio-x digital com alta qualidade de imagem e de uma reforma completa da Central de Material Esterilizado (CME). A entrega dos equipamentos e do novo espaço foi feita na tarde desta quarta-feira, (14/09), pelo secretário da Saúde, Sandro Rodrigues.

“Seguimos com a lógica da melhoria contínua dos serviços ao cidadão goiano e a modernização dos equipamentos. Além do ganho na qualidade do suporte ao diagnóstico, impacta no aumento da capacidade de produção dos nossos hospitais”, explicou o titular da SES, que anunciou para breve lançamento de pedra fundamental para a construção de um anexo com mais dez leitos de UTI no Hugo.

O investimento com novo tomógrafo e um aparelho de raios-x digital de mesa, ambos já em funcionamento, é de R$ 2,3 milhões de reais. O Hugo é o maior hospital de urgências da região, especializado em trauma e neurologia, com 311 leitos gerais e 57 de UTI.

Novo tomógrafo
O novo tomógrafo computadorizado tem 64 canais e apresenta tecnologia para realizar procedimentos não invasivos de diagnóstico por imagem em menor tempo e com melhor qualidade. O equipamento vai atender os pacientes que estão internados na unidade e os que são encaminhados pelo Complexo Regulador do Estado.

Com uma imagem de qualidade, o equipamento auxilia o médico na tomada de decisão e tem a capacidade de realizar 200 exames por dia. Com o reforço, o hospital agora possui dois tomógrafos. O intuito é manter o serviço de tomografia sem interrupção, 24 horas por dia.

Raio-X
A tecnologia de ponta do equipamento digital traz mais agilidade e eficiência nos laudos de raios-x. Atualmente, o Hugo realiza cerca de cinco mil radiografias por mês e com o novo aparelho, que realiza 200 exames por dia, a unidade vai ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes. O novo aparelho de raios-x digital faz a leitura da imagem captada e a revela digitalmente, sem utilização de outros processos de revelação, como o cassete e a processadora.

A imagem gerada no aparelho é transmitida para um monitor, onde é realizado o melhoramento de nitidez da imagem, evitando que o paciente tenha que passar por um novo procedimento de radiografia. Além disso, a imagem é projetada diretamente no computador e pode ser acessada na hora pelo médico.

Segurança do paciente
A Central de Material Esterilizado (CME) é um setor estratégico para qualquer hospital e a readequação inclui equipamentos modernos como lavadoras, secadoras, autoclave e termodesinfectora, que permitem maior rapidez e segurança no controle de infecções, e segurança aos profissionais do Hugo.

Reestruturada, com equipe capacitada, a CME agora consegue atender toda a unidade em um período de 24 horas, proporcionando maior agilidade nos processos, com devolução rápida dos instrumentais cirúrgicos.

Segundo o diretor-geral do Hugo, Francisco Pereira Borges, a entrega é mais um avanço que permite acelerar o atendimento aos pacientes dando uma melhor qualidade na assistência. “Isso traz para nós uma satisfação que não tem tamanho. São equipamentos novos permanentes para uma equipe de profissionais nível “A” que trabalha com ainda mais satisfação. Somos referência em todos os nossos atendimentos e ainda podemos entregar mais”, disse ele.

0 Shares
You May Also Like