Ibama é premiado com Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis

0 Shares
0
0
0
0
0
0

A Ação Participativa Integrada para o Fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Apifs) do Baixo São Francisco, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi contemplada com o Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis no II Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis, Clima e Biodiversidade (FICS).

A atividade, realizada em parceria com a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), aliadas aos resultados da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) 2022, dá continuidade às metas do Plano Nacional de Gestão da Educação Ambiental (Pangea) do Ibama.

O Pangea promove o fortalecimento ambiental do Baixo São Francisco por meio da execução do Plano de Projeto Ações de Educomunicação Ambiental voltado à conservação, ordenamento, recuperação, controle e melhoria do meio ambiente. A proposta da ação (Apifs do Baixo São Francisco) é desenvolvida pelo Instituto em Sergipe, com a cooperação do Programa Dialogar da Serhma e da Anamma.

Após intercâmbio institucional, diagnóstico, planejamento e estudos pedagógicos de processos de aprendizagem participativos, a capacitação foi designada, inicialmente, para atender gestores e técnicos dos 10 municípios-alvo da FPI 2022 – Propriá, Telha, Santana do São Francisco, Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Japoatã, Cedro de São João, São Francisco e Pacatuba, todos localizados no estado de Sergipe.

Sobre a premiação

O Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis é um certificado da Anamma que reconhece ações de boas práticas ambientais. Os hábitos favoráveis são referência para outros segmentos que apresentam resultados concretos, com a adoção de políticas ambientais inovadoras que demonstram melhora integrada da vida nas cidades.

Durante o evento, foram expostos pelo Ibama e outras entidades, ferramentas e experiências adotadas no enfrentamento às mudanças climáticas, à manutenção da biodiversidade no meio urbano, bem como as políticas de preservação da vegetação implementadas para boa coexistência entre homem e natureza.

O Fórum foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro em Maceió, Alagoas.

Com informações do Ibama.

0 Shares
You May Also Like