Imprensa Nacional comemora 214 anos com programação especial

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Para comemorar os 214 anos de sua história, a Imprensa Nacional (IN) promoverá uma série de eventos para toda a comunidade. O primeiro, uma Gincana de Pintura, acontece no próximo sábado (7), das 9 às 17h, com premiação de R$ 500,00 para o primeiro colocado, 400 (2º), 300 (3º), 200 (4º) e 100 (5º).  Com esta iniciativa, a IN incentiva as manifestações culturais e a integração da comunidade artística com a Instituição. As inscrições devem ser efetivadas pelo endereço eletrônico da Imprensa Nacional (www.in.gov.br), do dia 2 ao dia 6 de maio de 2022, ou, no dia do evento, 7 de maio de 2022, de 8h até 8h45.

Pelo regulamento, pode participar da Gincana qualquer artista com idade igual ou superior a 18 anos, capaz de pintar motivos da Imprensa Nacional distribuídos em suas dependências, utilizando-se das técnicas de pintura acrílica ou a óleo sobre tela. 

A organização do evento lembra que o material para a execução das obras, incluindo os devidos suportes, deve ficar por conta dos participantes. As obras executadas durante a Gincana serão automaticamente doadas à Imprensa Nacional mediante termo de doação presente na ficha de inscrição do evento e passarão a fazer parte do acervo do Órgão, independentemente de serem premiadas. Não será cobrada taxa de inscrição.

Para participar, leia o regulamento e preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail museudaimprensa@in.gov.br.

Os quadros da Gincana da Pintura poderão ser contemplados na exposição “Motivos da IN” entre os dias 09 e 12 de maio, no salão de eventos Manuel Antônio de Almeida. 

Dragões da Independência

Na sequência da programação, na quarta-feira (11) haverá um ensaio fotográfico com os Dragões da Independência, em marcos históricos da Casa distribuídos por seus jardins. Posteriormente, o ensaio será adaptado para uma exposição. Os Dragões também completam 214 anos no dia 13. Na quinta (12), serão comemorados os 40 anos do Museu da Imprensa no auditório D. João VI do Órgão, ocasião em que se lançará a 20ª edição do Concurso Nacional Museu da Imprensa, com temática focada no bicentenário da Independência do Brasil. No dia, novas peças serão incorporadas ao acervo do Museu, por doação.

No encerramento da programação, dia 13, autoridades e outros convidados serão homenageados com o Diploma Amigo da Imprensa Nacional, no recém-inaugurado Salão de Eventos Manuel Antônio de Almeida, primeiro andar do prédio da IN. Nessa data, a banda dos Dragões da Independência executou pela primeira vez a Canção da Imprensa Nacional, escolhida recentemente por meio de concurso interno.

 

0 Shares
You May Also Like