Mais de 140 milhões de brasileiros já estão cadastrados no gov.br

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Foi alcançado neste mês de novembro a marca de 140 milhões de brasileiros cadastrados no gov.br, plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão. O número equivale a 87% da população brasileira acima de 18 anos que têm acesso, de forma prática, ágil e segura, a mais de quatro mil serviços públicos digitais.  

Os serviços disponíveis no gov.br correspondem a 86% de tudo o que pode ser digitalizado pela Administração Pública federal. Entre eles destacam-se as Carteiras Digitais de Trânsito e de Trabalho, consultas a Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Valores a Receber do Banco Central. 

Com a conta gov.br, o usuário pode entrar no ConecteSUS, solicitar seguro-desemprego, fazer pedido de aposentadoria e, ainda, ter acesso a serviços específicos, como assinatura eletrônica de documentos e transferência eletrônica da propriedade do veículo. Estados e municípios também já integram a plataforma para oferecer serviços digitais estaduais e municipais à população. 

Maturidade digital 

Em 16 de novembro, a qualidade brasileira dos processos de digitalização foi reconhecida pelo Banco Mundial, que colocou o Brasil na posição de segundo país do mundo com a mais alta maturidade em governo digital. A análise é do GovTech Maturity Index 2022, que considera o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 países. Entre os destaques, a oferta de serviços públicos digitais por meio do gov.br atingiu a nota máxima. 

Ao todo, 158 órgãos públicos federais já elaboraram os seus planos de transformação digital.  

Ouro, Prata e Bronze 

Do total de 140 milhões de usuários da plataforma gov.br, 50 milhões têm contas níveis Ouro ou Prata, garantindo mais vantagens de acesso a serviços se comparada à conta nível Bronze. Esse número vem aumentando mês a mês, trazendo mais segurança cibernética aos usuários que interagem com o gov.br. A diferença entre os três níveis de acesso à plataforma está relacionada a quais dados são validados e permitidos para consulta no momento em que é criada a conta, bem como aos tipos de serviços disponíveis e às transações virtuais que podem ser efetuadas. 

O cidadão que possui conta Ouro ou Prata pode aproveitar recursos avançados de proteção digital, como a verificação em duas etapas, mecanismo que solicita, via aplicativo gov.br, uma segunda confirmação, além da senha normalmente usada. Outras vantagens são a visualização e o compartilhamento de dados e documentos; a possibilidade de realizar assinatura eletrônica; e o acesso ilimitado ao que a plataforma oferece, o que exige maior grau de confiabilidade. O nível Ouro oferece login único para qualquer serviço do gov.br, sem restrição. Já o Bronze permite conexão parcial às funcionalidades do sistema, com proteção digital básica. 

Para aumentar o nível da conta usando o aplicativo, basta clicar em “Aumentar nível” logo na tela de início do gov.br. Pelo computador, ao acessar a na plataforma já é apresentada, na primeira página, a possibilidade de mudar o nível da conta. 

Com informações do Ministério da Economia

0 Shares
You May Also Like