Mais de 70% dos candidatos comparecem ao primeiro dia de provas do Enem 2022

0 Shares
0
0
0
0
0
0

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, 13 de novembro, 2.490.880 candidatos compareceram e fizeram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. O número dos que fizeram o Enem corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital.

Um total de 2.458.504 pessoas realizaram as provas em papel, e 32.376, em computador. O estado com o maior percentual de comparecimento na prova impressa foi o Piauí (74,9) e o com menor, o Amazonas (56,8%). Na versão digital da prova, o comparecimento foi maior no Pará (55,7%) e menor no Tocantins (33,1%). Os dados da realização da primeira prova do exame são preliminares, os conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.

O tema da redação desta edição do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. 

A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo em que as ideias defendidas precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto. Para isso, é apresentada uma situação-problema, além de textos motivadores, a partir dos quais os conceitos devem ser desenvolvidos, em até 30 linhas. Os textos são avaliados de acordo com cinco competências, conforme previsto no edital. A redação do exame digital foi realizada em material impresso, nos mesmos moldes da versão em papel.

No exame nacional deste ano, um total de 35.974 inscritos tem direito ao atendimento especializado. Participantes com déficit de atenção, baixa visão e deficientes físicos são os perfis que mais solicitaram recursos de acessibilidade. O atendimento especializado é destinado a quem se enquadra em alguma das 17 condições que dão direito a recursos de acessibilidade para realizar as provas.

A aplicação do Enem continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

Porta de entrada para o ensino superior

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no país, em instituições de ensino públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que mantém convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Orientações

Quem tem dúvidas sobre o Enem pode recorrer ao portal do Inep onde estão orientações e uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame com as respectivas respostas e esclarecimentos a respeito da aplicação.

0 Shares
You May Also Like