MCom, Telebras e FBB anunciam 500 novos pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Em todo o país, 500 escolas, praças e comunidades serão beneficiadas com a instalação de novos pontos de internet gratuita do Programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom). O anúncio ocorreu na quarta-feira (09/11), durante a comemoração dos 50 anos da empresa Telecomunicações Brasileiras, a Telebras. O acordo de inclusão social e digital de milhares de pessoas é fruto de uma parceria entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil, que fará um investimento de mais de R$ 12 milhões em um ano.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou da solenidade e destacou o empenho do Governo Federal em levar conectividade a todos os cantos do país. “A parceria que fizemos com a Telebras para o Wi-Fi Brasil tem um grande valor porque estamos levando conexão para as áreas urbanas, mas principalmente para escolas remotas, quilombolas, áreas indígenas, e, agora, escolas que não tinham energia”, afirmou. 

Para o presidente da Telebras, Jarbas Valente, a atuação da empresa na conexão de 19 mil escolas é um grande legado deixado para a população brasileira. “São locais onde ninguém ia e a Telebras foi a cada uma dessas instituições para levar conectividade para aquelas pessoas que estavam excluídas digitalmente”, contou.

Por sua vez, Barreto Junior, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil, afirmou que o acordo assinado para levar internet aos lugares mais remotos reflete a missão da instituição. “Inclusão é o que estamos construindo todos os dias. A Fundação é o braço social do Banco, que nos faz chegar às pessoas. E temos este propósito de atender e fazer chegar comunicação à população”, disse.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, também participaram da solenidade. Criada em 1972, a Telebras é vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom). A empresa estatal é uma sociedade de economia mista de capital aberto, que tem como objetivo conectar o Brasil com soluções de telecomunicações para a segurança e o desenvolvimento nacional, democratizando o acesso à informação.

Confira as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjAeAM5

WI-FI BRASIL 

A iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) leva internet via satélite e via terrestre com velocidade de conexão de até 20 megabites por segundo (Mbps). O programa federal instala antenas e roteadores em locais específicos, como praças públicas, escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância.

Para solicitar o serviço, a instituição interessada deve acessar o site do MCom e seguir as etapas indicadas.

Com informações do Ministério das Comunicações.

0 Shares
You May Also Like