Sem categoria

Paulo Cezar propõe estender campanha “Outubro Rosa” para as escolas

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Estender a campanha “Outubro Rosa” para as escolas no estado de Goiás. É o que pretende o deputado Paulo Cezar Martins (MDB). Para tanto, apresentou o projeto de lei nº 1116/22, que promove adequação na Lei nº 20.290, de 20 de setembro de 2018, que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama denominada mundialmente de “Outubro Rosa”, no estado de Goiás.

Ao justificar a sua iniciativa parlamentar, Paulo Cezar lembra que o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no mundo. De acordo com o Observatório Global do Câncer (tradução literal de Global Cancer Observatory – GCO), em 2020, 2,26 milhões de novos casos registrados da doença oncológica foram do câncer de mama, responsável pela marca de 11,7% do total de casos.

Ressalta o deputado, que, “por outro lado, mesmo que a incidência do câncer de mama seja maior, a taxa de mortalidade é menos preocupante, sobretudo quando há o diagnóstico precoce da doença. A mamografia é o principal recurso para diagnóstico precoce, pois é capaz de identificar nódulos. Neste contexto, quanto mais rápido o diagnóstico do câncer de mama, menores são as chances de comprometimento em outros órgãos, e maior a possibilidade de cura”.

E acrescenta: “Embora seja rara a incidência deste tipo de câncer antes dos 35 anos, acima dessa idade os casos crescem progressivamente, especialmente após os 50 anos, coincidindo com as mulheres e mães de alunas da rede estadual de ensino, em Goiás. Assim sendo, se tivermos meninas e adolescentes bem instruídas sobre o câncer de mama, além da prevenção futura, o conhecimento será compartilhado com a família, fazendo com que as mulheres mais velhas tenham acesso às informações, as quais poderão salvar suas vidas”.

Paulo Cezar Martins conclui: “Logo, a referida campanha é de suma importância, visto que as alunas funcionarão como agentes multiplicadoras destas informações, criando, assim, uma rede de prevenção em suas comunidades”.

0 Shares
You May Also Like