Programa do Banco Central ensina educação financeira a crianças e jovens

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Para ensinar crianças e jovens a lidarem com o dinheiro desde cedo e formar cidadãos conscientes em relação ao consumo, o Banco Central tem o programa Aprender Valor. A iniciativa leva educação financeira aos estudantes de escolas públicas de ensino fundamental de todo o país.

O Aprender Valor ensina conteúdos de educação financeira associados a português, matemática e ciências humanas, de forma prática e acessível. O público-alvo são os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais.

O programa foi desenhado para transformar a relação que os jovens têm com o dinheiro, incentivando os estudantes a desenvolverem suas competências financeiras e estabelecerem desde cedo uma relação responsável com seus recursos financeiros. 

“Esperamos que, ao longo dos anos, esse programa produza efeitos na nossa sociedade. Ensinar a criança é muito bom porque ela aprende e se torna um cidadão melhor, educado financeiramente e, muitas vezes, leva esse conhecimento para casa, para seus pais, sua família”, disse o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Mansur. 

Qualquer escola de ensino fundamental da rede pública pode aderir, independente da participação da secretaria de educação. O Aprender Valor oferece formação on-line para professores e gestores, projetos escolares com educação financeira integrada a disciplinas obrigatórias, além de material de apoio e avaliações de aprendizagem e de impacto. 

“É um programa que tem mais de um 1,2 milhão de estudantes sendo atendidos, estamos presentes em todas as unidades da federação e ele leva educação financeira da maneira como a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] preconiza, que é educação financeira integrada a outras disciplinas. O professor vai dar sua aula de português, matemática, com conteúdo de educação financeira misturado a esses conteúdos”, explicou Luis Mansur. 

O programa oferece ainda um módulo exclusivo de educação financeira pessoal para que gestores e professores também possam colher os frutos desse aprendizado. 

Avaliação do conhecimento 

O programa Aprender Valor tem avaliações que possibilitam a gestão da aprendizagem dos estudantes em termos de habilidades em língua portuguesa e matemática, contidas na BNCC, e de educação financeira, que são desenvolvidas nos projetos escolares.

Para cada ano letivo, estão previstos dois ciclos avaliativos, um de entrada e outro de saída e, entre eles, ocorre a aplicação de projetos escolares. As avaliações acontecem para as turmas do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental. 

Como aderir 

A adesão por escolas públicas é feita pela plataforma Aprender Valor, usando para acesso o código INEP da escola. Na plataforma, é possível baixar tutorial específico sobre como realizar o cadastro e, na sequência, fazer a adesão. 

A adesão das redes de ensino municipal é feita pela plataforma, usando para acesso o código IBGE do Município. A adesão das redes de ensino estadual deve ser solicitada pelo

O Banco Central disponibilizou um vídeo para auxiliar no processo de adesão: Quero fazer parte.

Parceria 

O Aprender Valor é um programa do Banco Central do Brasil, financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e desenvolvido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

0 Shares
You May Also Like