Sem categoria

RenovaDF forma mais 1,3 mil alunos

0 Shares
0
0
0
0
0
0

“Queremos que esse programa seja a esperança na vida de vocês e que ele coloque vocês cada vez mais de cabeça erguida”

– Governador Ibaneis Rocha

Cerca de 1,3 mil alunos do quarto ciclo do RenovaDF receberam diplomas de conclusão do curso de capacitação nesta quarta-feira (30). A formatura ocorreu no Ginásio do Sesi, em Taguatinga, com a presença do governador Ibaneis Rocha. A expectativa é que o programa chegue a nove ciclos e capacite cerca de 10 mil pessoas.

“Esse programa me deixa cada vez mais emocionado. A Secretaria de Trabalho e o Senai fazem um trabalho belíssimo. E vocês, que saem de casa para estudar e aprender, estão de parabéns. Isso engrandece muito não só a vocês, como a seus familiares. Queremos que esse programa seja a esperança na vida de vocês e que ele coloque vocês cada vez mais de cabeça erguida”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Por meio do programa, mais de 4,3 mil alunos foram qualificados nos quatro primeiros ciclos e até 3,5 mil vão passar por capacitação na quinta etapa, que está em andamento.

Participantes do programa do GDF têm a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Lançado em maio de 2021 pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o programa qualifica profissionais sem ocupação no mercado em vários serviços de manutenção – de carpinteiro a jardineiro, passando por eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

“A partir de agora, os alunos formados podem se inscrever junto à Agência do Trabalhador para participar de processos seletivos. Passada a qualificação, chega a hora de buscar o emprego. No programa, seguimos qualificando pessoas e recuperando as cidades. A expectativa é que tenhamos nove ciclos até o fim de 2022”, acrescenta o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Desempregada, Sueli Silva, de 41 anos, renovou as esperanças com o programa. “Foi uma experiência muito boa; inclusive agora posso transmitir conhecimento a outras pessoas. Faria o curso novamente para aprender mais, evoluir e até abrir uma empresa de serviços. Pintei até a minha própria casa e me sinto renovada para buscar emprego”, afirma.

“Aprendi de tudo um pouco nas profissões de eletricista, jardineiro e pedreiro. Aprendi a trabalhar em equipe, e a bolsa que a gente recebe ajuda bastante. Agora vou enviar meu currículo e espero arrumar um emprego”, acrescenta o formando José Carlos Gino Filho, 31 anos.

Expectativa é que o RenovaDF chegue a nove ciclos e capacite cerca de dez mil pessoas

 

Ao todo, dez cidades já foram contempladas pelo programa: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Arniqueira, Itapoã e Plano Piloto.

O RenovaDF desenvolve atividades de qualificação profissional em parceria entre as secretarias de Trabalho (Setrab) e de Governo (Segov), administrações regionais e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os cursos de iniciação profissional são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas e quatro horas diárias de aula.

“No DF, temos carência de mão de obra. Um dos principais pontos que os empresários apontam é a falta de profissionais qualificados, e esse programa é um primeiro passo. A capacitação é essencial para darmos esse passo”, afirma o vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano.

 

0 Shares
You May Also Like