Samambaia comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

0 Shares
0
0
0
0
0
0

A comunidade de Samambaia comemorou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com várias atrações lúdicas e musicais especialmente preparadas, neste sábado (2), no Parque Ecológico Três Meninas, em Samambaia Norte, pelo instituto Você Nunca Andará Sozinho – associação voltada a crianças, jovens e adultos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

A sede do instituto Você Nunca Andará Sozinho foi inaugurada em junho do ano passado. O espaço fica na QR 114 de Samambaia Sul e atende gratuitamente cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade ou exclusão social | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

O público aproveitou o sábado ensolarado com atividades recreativas para as crianças, além de brinquedos infláveis, pintura de rosto, dança, oficinas terapêuticas, psicomotricidade, distribuição de presentes, entre outras atrações. A garotada também se divertiu com as guloseimas, como pipoca, cachorro-quente, algodão-doce e refrigerante.

“Todos os dias têm que ser desses jovens autistas. São 365 dias que devemos ter a preocupação com a inserção”, Paco Brito, vice-governador

A pequena Ana Clara Gomes, 7 anos, era só sorrisos enquanto exibia a pintura temática no rosto. Acompanhada da mãe e dos irmãos Heitor e Isaac, a estudante do segundo ano do ensino fundamental não escondia a felicidade. “Gostei muito, principalmente dos brinquedos”, revelou.

Próximo à Ana Clara, estavam as autoridades que prestigiaram o evento em prol da causa da pessoa com deficiência. Entre eles, o vice-governador Paco Britto, acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff.

Após elogiar o trabalho de inclusão social desenvolvido pela presidente do instituto, Eliana Nuvem, que é mãe de filho autista, Paco falou ao público sobre a importância da iniciativa. “Todos os dias têm que ser desses jovens autistas. São 365 dias que devemos ter a preocupação com a inserção”, disse.

Na ocasião, o deputado distrital Iolando Almeida fez questão de elogiar a gestão do executivo local, lembrando a criação da Secretaria de Pessoas com Deficiência. “Atende centenas de pessoas”, resumiu.

Voluntários

Também presentes à festa, estavam os pedagogos Jairo Ferreira Rodrigues e sua esposa, Marilda Luna dos Santos Rodrigues, voluntários do instituto Você Nunca Andará Sozinho. “É um evento excelente, pois é mais uma oportunidade de lazer para os autistas”, considerou.

No evento, Jairo animou a plateia como músico – toca surdo e repique -, mas é no dia a dia que o trabalho como pedagogo se destaca. “No instituto, eu colaboro para acalmar as crianças, nos momentos de agressividade”, frisou. “Mas qualquer pessoa pode ajudar; basta atendê-las com carinho e respeitar seus os espaços”, ensinou.

Sobre a instituição

A sede do instituto Você Nunca Andará Sozinho foi inaugurada em junho do ano passado. O espaço fica na QR 114 de Samambaia Sul e atende gratuitamente cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

Leia também

Atendimento prioritário para pessoas com autismo

Samambaia inaugura sede do Instituto Você Nunca Andará Sozinho

Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica é referência no atendimento

No país não existem dados oficiais, mas estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros tenham autismo, que afeta a capacidade de comunicação, socialização e o comportamento do indivíduo. Além disso, aproximadamente 80% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não estão no mercado de trabalho. No DF, mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência.

The post Samambaia comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo appeared first on Agência Brasília.

– link Read More

0 Shares
You May Also Like