Segunda prova do Enem 2022 será aplicada neste domingo

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Neste domingo (20/11), os candidatos vão fazer a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital. Será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

O participante que faltou ao primeiro dia de provas pode comparecer ao segundo. No caso de quem foi isento da taxa de inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta a participação para não comprometer a isenção no Enem 2023. Do contrário, o estudante deverá justificar a ausência conforme as regras da próxima edição do exame.

Assim como no primeiro dia de prova, os candidatos devem ficar atentos a regras do edital do Enem como levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente para preencher o gabarito e apresentar um documento de identidade original e com foto. São aceitos documentos digitais, como e-Título, carteira de habilitação e carteira de identidade, desde que apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas não são aceitas.

No primeiro dia de provas do Enem, em 13 de novembro, 2.490.880 candidatos compareceram, o que corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital. Nesta edição do exame, um total de 35.974 inscritos tem direito ao atendimento especializado. Participantes com déficit de atenção, baixa visão e deficientes físicos são os perfis que mais solicitaram recursos de acessibilidade.

Pedido de reaplicação da prova

O participante que faltar a algum dia de prova do Enem tem o direito de solicitar a reaplicação de acordo com as condições previstas no edital. Problemas logísticos e doenças infectocontagiosas são motivos válidos.

São doenças infectocontagiosas que respaldam a reaplicação: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Os problemas logísticos se referem a pessoas afetadas por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica.

O período para fazer a solicitação, por meio da Página do Participante, começa no dia 21 e termina em 25 de novembro. Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. No caso de problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações. A aprovação garante a reaplicação do exame, que ocorrerá em data ainda a ser divulgada.

Página do participante

Enem dá acesso ao ensino superior

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no país, em instituições de ensino públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que mantém convênio com o Inep.

Orientações

Quem tem dúvidas sobre o Enem pode recorrer ao portal do Inep onde há uma seção com perguntas e respostas sobre os questionamentos mais frequentes a respeito do exame.

Link orientações.

0 Shares
You May Also Like