Servidores fazem aperfeiçoamento na área de produtos perigosos

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Os analistas de atividades de meio ambiente da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento (Direm) do Instituto Brasília Ambiental vão participar, no período de 4 a 8 de abril, em São Paulo, do Curso Internacional de Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (Hazmat) – nível operações. A formação, com carga horária de 40 horas, contará com aulas teóricas e práticas.

O tombamento de caminhões que transportam combustível está entre os acidentes mais perigosos  | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A inciativa foi viabilizada pela Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CD-P2R2), que reúne vários órgãos do governo, entre eles o Brasília Ambiental. Tem o objetivo de aperfeiçoar a capacidade dos servidores e órgãos do Governo do Distrito Federal em emergências ambientais, envolvendo substâncias perigosas.

“Dos acidentes com produtos perigosos locais, o mais frequente é o tombamento de caminhões que transportam combustível. Esse tipo de ocorrência não lidera a lista dos nossos chamados, mas quando ocorre é de grande gravidade, muitas vezes, infelizmente, envolvendo mortes”, explica a analista, Ana Caroline Oliveira.

O curso será ministrado pela Ambipar Response, na sua própria sede, em uma turma exclusiva para a comissão. Entre os conteúdos estão análise de emergência, segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, equipamentos de proteção individual, níveis de produção química, exercício prático de avaliação de cenários, descontaminação química, comando de incidentes, controle de emergências, entre outros.

Leia também

Projeto leva educação ambiental a 5 mil pessoas

Governo e comunidade se unem para combater incêndios florestais

Parque Ecológico do Tororó ganha poços artesianos

Além dos analistas do Brasília Ambiental, também participarão da formação, servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Departamento de Estradas e Rodagens (DER/DF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-DF), Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), Subsecretaria de Promoção e Defesa Civil, Caesb, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Saúde (SES).

*Com informações do Brasília Ambiental

The post Servidores fazem aperfeiçoamento na área de produtos perigosos appeared first on Agência Brasília.

– link Read More

0 Shares
You May Also Like