Sustentabilidade das bacias do DF é destaque no 9º Fórum Mundial da Água

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Avaliação abrange as bacias dos rios Paranoá, Descoberto e Ribeirão Rodeador, que apresentaram um nível médio de sustentabilidade devido à baixa disponibilidade per capita de água e a limitada capacidade de resposta às ameaças presentes

Sede da edição passada do Fórum Mundial da Água, em 2018, Brasília foi destaque na 9ª edição do evento, realizada em Dakar, no Senegal, cujo tema foi Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento. Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) apresentou o Índice de Sustentabilidade das Bacias do DF, estudo que tem o objetivo de fundamentar políticas públicas de segurança hídrica na região, aumentando também a sustentabilidade no futuro.

A assessora Elisa Meirelles e o especialista em políticas públicas de meio ambiente Homel Marques apresentaram o estudo da Sema-DF no encontro realizado em Dakar, no Senegal | Fotos: Divulgação / Sema-DF

A avaliação abrange as bacias do Rio Paranoá (1.056 km²), Rio Descoberto (801 km²) e o Ribeirão Rodeador (113 km²), uma sub-bacia do Descoberto, que apresentaram um nível médio de sustentabilidade devido à baixa disponibilidade per capita de água e a limitada capacidade de resposta às ameaças presentes. A apresentação ocorreu em evento do governo do Senegal, com a organização do secretário executivo do Fórum, Abdoulaye Sene. Um capítulo do livro foi escrito pelo secretário do Meio Ambiente do DF, Sarney Filho.

Leia também

Fórum incentiva compromisso de servidores com a sustentabilidade

Cuidado com o lixo para garantir o futuro sustentável

Projeto de recuperação ambiental do Lago Norte será lançado nesta sexta

A assessora especial Elisa Meirelles e o especialista em políticas públicas de meio ambiente do Projeto CITinova pela Sema, Homel Marques, representaram a secretaria no evento. Eles disponibilizaram o estudo “Sustentabilidade e Risco Hídrico de Bacias Estratégicas do Distrito Federal”, distribuído em formato digital aos participantes, acompanharam as discussões do maior encontro do planeta sobre o tema e voltaram com uma mensagem de garantia que o direito à água e ao saneamento se torne uma realidade para todos. “Realizamos muita sinergia de informações das ações da Sema e articulação institucional com representantes de países como Senegal, Portugal, Argentina, EUA/Usaid, entre outros”, relatou Elisa Meirelles.

*Com informações da Sema-DF

The post Sustentabilidade das bacias do DF é destaque no 9º Fórum Mundial da Água appeared first on Agência Brasília.

– link Read More

0 Shares
You May Also Like