Telebras celebra 50 anos levando conectividade a locais remotos do país

0 Shares
0
0
0
0
0
0

Com o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas as localidades do país, a Telebras comemora 50 anos. A celebração de meio século da empresa ocorreu em cerimônia realizada nesta quarta-feira (09/11), em Brasília. Vinculada ao Ministério das Comunicações, a Telebras foi criada em 9 de novembro de 1972 e seu trabalho evoluiu acompanhando as transformações do setor de telecomunicações. 

Quando foi criada, a missão principal da Telebras era organizar o setor, integrar as operadoras municipais de telefonia em operadoras regionais e promover a universalização de telefonia fixa. Assim, foi formado o sistema Telebras, que contava, ainda, com a Embratel, que operava com a rede de longa distância. 

É a Telebras que opera o satélite que é responsável por fornecer internet a pontos do programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Telebras. Com o satélite, a internet chega de forma fácil e segura, com alta qualidade e gratuita ao brasileiro mais carente e isolado. Na cerimônia, foi assinado um contrato entre a Telebras e a Fundação Banco do Brasil para viabilizar mais 500 pontos de internet do programa. 

Uma mostra da abrangência do Wi-Fi Brasil é que ele conta com cerca de 20 mil pontos instalados em todo território nacional que oferecem internet em banda larga gratuitamente ao cidadão, promovendo a inclusão digital e social para comunidades em situação de vulnerabilidade. O Wi-Fi Brasil tem pontos de internet via satélite instalados em escolas, postos de saúde, assentamentos, aldeias indígenas e outros. 

“É uma parceria com a Telebras no Wi-Fi Brasil, vamos fechar em 25 mil escolas, 14 mil na nossa gestão, levando conexões não só para escolas em áreas urbanas, mas em áreas remotas, de quilombolas, reservas indígenas”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Além da inclusão digital do cidadão, o programa é usado para acesso a serviços públicos, ajuda os pequenos empresários com a divulgação dos produtos, vendas on-line e maquininhas de cartão, que dependem da conexão com a internet.

Por meio do Wi-Fi Brasil, o Ministério das Comunicações já minimizou desigualdade no atendimento à saúde com o acesso à internet em unidades básicas pelo Brasil e conectou estudantes de escolas públicas rurais e indígenas. 

Fatos da história da Telebras 

Foi criada em 1972 e, poucos anos depois, em 1976 teve como marco a criação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), um núcleo de inteligência e desenvolvimento tecnológico. O Centro foi responsável por inovações e reconhecido mundialmente pelo nível de desenvolvimento de equipamentos e sistemas de telecomunicações 

A Telebras participou ativamente da construção de Lei Geral de Telecomunicações de 1997, que abriu caminho para a modernização e competição do mercado no setor. .

Como operadora de economia mista, tem a missão de garantir soluções de telecomunicações seguras e com qualidade para a administração pública federal, para o desenvolvimento nacional e para a implantação do Plano Nacional de Banda Larga que visava reduzir as desigualdades digitais e sociais.

0 Shares
You May Also Like