Pior ciclone de todos os tempos no Hemisfério Sul atinge Ilhas Fiji

Redação Redação

As Ilhas Fiji, no Sul do Oceano Pacífico, foram atingidas hoje (20) pelo mais forte ciclone já sentido no Hemisfério Sul. Foram registradas evacuações em massa, o toque de recolher foi ativado, e a população cobriu todas as janelas com cobertores.

A tempestade, que atingiu a categoria cinco, o nível mais elevado, atingiu a ilha principal de Viti Levu durante a noite, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC). Desde o início do dia, voos foram cancelados e os centros de evacuação foram ativados.

Como nação, estamos enfrentando uma provação do tipo mais grave. Temos que ficar juntos, como povo, e olhar uns pelos outros. Estejam alerta e preparados, disse o primeiro-ministro, Voreqe Bainimarama, em discurso nacional.

Com ventos de até 220 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de até 315 (km/h), o ciclone Winston foi o primeiro de categoria cinco a atingir a região, noticiou o jornal Fiji Times.

O Diretor Nacional de Gestão de Desastres, Akapusi Tuifagalele, disse que foram ativados 758 centros de evacuação naquela região, onde vivem cerca de 900 mil habitantes.

O ciclone Winston atingiu hoje a ilha mais a norte de Vanua Levu. Há relatos ainda não confirmados de árvores caídas e telhados de casas arrancados.

As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar cancelaram todos os voos para Fiji, destino de férias bastante popular entre australianos e neozelandeses.

O governo impôs um toque de recolher em todo o país, com avisos aos moradores para não saírem de casa.

Há uma semana, o Winston afeta o sul do Pacífico, tendo contornado Vanuatu e Tonga e e seguido em direção a Fiji.
– BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 3904

A BRASIL EM FOLHAS utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies