Cápsula Cygnus é lançada para Estação Espacial

0 Shares
0
0
0
0

A cápsula Cygnus, da empresa Orbital ATK, foi lançada na noite desta terça-feira da Flórida, em sua quinta missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo imagens ao vivo da Nasa.

O foguete Atlas V de dois estágios – da empresa United Launch Alliance – que transporta a cápsula não tripulada partiu da base da Força Aérea americana, em Cabo Cañaveral, às 23H05 local (00H05 Brasília de quarta-feira), tal como estava previsto.

A Cygnus deve atracar na ISS com a ajuda de um braço robótico no sábado, às 07h40.

Esta é a quinta missão de abastecimento da ISS que a Cygnus realiza, a segunda desde dezembro, quando os voos da Orbital ATK retomaram após a explosão do foguete Antares em 2014, logo após a decolagem.

A Orbital forneceu duas missões de carga para a ISS em 2016. A próxima será a bordo de um Antares no início do verão no hemisfério norte.

Esta versão reforçada da Cygnus, com uma capacidade 25% maior, vai entregar 3,6 toneladas de carga para a ISS, incluindo alimentos, água, roupas para a tripulação de seis astronautas – bem como equipamentos e materiais para dezenas de experimentos científicos.

A cápsula irá permanecer acoplada à ISS por seis meses. Quando os astronautas tiverem carregado os rejeitos e outros equipamentos não utilizados, ela será desencaixada da estação.

Quando estiver longe o suficiente, os engenheiros da Nasa provocarão voluntariamente um incêndio a bordo para avaliar o tamanho e extensão das chamas e medir as emissões de calor e gás na ausência de gravidade.

Este incêndio inédito em uma nave espacial em órbita irá fornecer dados cruciais para a segurança atual e futura dos astronautas, disse Gary Ruff, engenheiro aerospacial do centro de pesquisa Glenn (Ohio, nordeste) da Nasa e um dos principais responsáveis ​​por este experimento. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 6629

0 Shares
You May Also Like