Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Simulador de direção é usado na capacitação de motoristas de ônibus e caminhões - Jornal Brasil em Folhas
Simulador de direção é usado na capacitação de motoristas de ônibus e caminhões


O Brasil tem cerca de 6 milhões de ônibus e caminhões circulando por 211.463 quilômetros de estradas, o que representa cerca de 7% da frota de veículos do país, estimada em 93,3 milhões de unidades pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A presença de veículos que realizam o transporte pesado envolvidos em acidentes vem crescendo no país. Entre 2010 e 2014, houve aumento de 15% nessas ocorrências, segundo o Ministério da Saúde.

Diante desse cenário, é notável a importância da qualidade da capacitação dos condutores e inciativas que incentivem essa prática, como é o caso do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), que utiliza simuladores de direção para atender os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E (que trabalham com micro-ônibus, ônibus rígido urbano, rígido rodoviário, urbano articulado, urbano biarticulado, caminhão rígido com plataforma e baú, além de cavalo mecânico com um ou dois reboques).

“A utilização do simulador de direção veicular oferece a possibilidade de conduzir em dias de chuva, sob neblina, em rodovias de pista simples e de mão dupla, com e sem acostamento; em pista dupla com canteiro central, além de reproduzir a sensação de passar por estradas com pavimento danificado e até trechos de serra sem asfalto. Os cursos ainda orientam sobre uma condução segura e econômica, uso de tecnologias embarcadas, entre outros temas”, explica a especialista em simuladores de direção e diretora de produtos da ProSimulador, Sheila Borges - empresa que disponibilizou 60 simuladores ProS.truck Platinnum para o aperfeiçoamento dos condutores de transporte pesado em 25 estados brasileiros.

De acordo com a Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus Urbanos, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte, 71,1% dos entrevistados já fizeram um curso presencial no SEST SENAT e 97,2% deles consideram que os treinamentos contribuíram para a melhoria do desempenho profissional. No caso do simulador, o objetivo do órgão é capacitar 50 mil motoristas profissionais nos próximos três anos.

Sobre a ProSimulador

A ProSimulador faz parte do Grupo Tecnowise, que atua há 30 anos no mercado de tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento de soluções para os segmentos de trânsito, veículos, simulação e mobilidade humana, e é responsável pela produção de equipamentos de simulação profissional, como os simuladores de direção veicular. A empresa integra a Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais (ANFASP) e é apoiadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito - programa do Governo do Estado de São Paulo que busca reduzir pela metade o número de vítimas nos acidentes de trânsito no estado até 2020 – e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212