Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Corpo de baleia começa a ser retirado da Praia de Ipanema por volta das 20h - Jornal Brasil em Folhas
Corpo de baleia começa a ser retirado da Praia de Ipanema por volta das 20h


O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), com o apoio do Corpo de Bombeiros, vão iniciar, por voltas das 20h, a retirada do corpo da baleia que encalhou hoje (15) na Praia de Ipanema, na zona sul do Rio.

O esquema começou a ser definido no início da tarde, em uma reunião do presidente do Inea, Marcus Lima, do comandante de área marítima do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Coutinho, e do diretor de limpeza urbana da Comlurb, Eduardo Vieira, na praia, próximo ao local onde está o corpo da baleia.

Marcus Lima informou que o esquema que foi montado descarta a possibilidade de fazer a retirada pelo mar. Caso fique difícil a remoção integral do corpo da baleia, a alternativa será cortar em partes para fazer o transporte até a pista da Avenida Vieira Souto. “É possível que tenha que cortar a baleia, mas isso eles vão ver na hora. Como ela está em avançado processo de decomposição, pode ser que ela se parta de alguma forma, mas eles estão preparados para isso também”, informou, completando que pode ser necessário ainda envolver o animal em uma espécie de capa para facilitar o transporte.

Segundo o presidente do Inea, Marcus Lima, se for necessário o trabalho poderá seguir durante a madrugada. Ele informou que o horário foi escolhido por causa da maré e também pelo movimento menor de frequentadores na praia. “É difícil prever, mas existe a possibilidade de seguir de madrugada”, disse.

Durante todo dia foi grande o número de pessoas perto do animal. Foi feito um isolamento, que será ampliado para a operação de retirada do corpo da baleia, com a utilização de retroescavadeiras para fazer o transporte até a pista, onde será colocado por um guindaste em um caminhão da Comlurb e levado ao aterro sanitário de Seropédica, na Mesorregião metropolitana do Rio.

O biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rafael Carvalho, que acompanhou tudo no local desde cedo, disse que a baleia jubarte macho foi encontrada pela manhã por frequentadores da praia, que avisaram aos bombeiros por volta das 8h.

O biólogo disse que o animal, considerado adulto, tem 14 metros, pesa cerca de 20 toneladas, e por causa do processo avançado de decomposição torna mais difícil o trabalho de retirada da praia. Rafael Carvalho informou que este é um período de migração deste tipo de animal que vem águas do sul do Atlântico Sul, onde é uma área de alimentação, para a costa brasileira para reprodução. Agora os animais já estão fazendo o movimento de volta às áreas de alimentação.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212