Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Jul de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Em visita a abrigo, Temer diz que fechar fronteira seria inapropriado - Jornal Brasil em Folhas
Em visita a abrigo, Temer diz que fechar fronteira seria inapropriado


Em visita hoje (21) a Roraima, o presidente Michel Temer reafirmou a posição de que não é possível fechar a fronteira entre Brasil e Venezuela para evitar a entrada de imigrantes. Segundo Temer, seria “inapropriado” esse tipo de atitude.

Em abril, a governadora do estado, Suely Campos, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determinasse o fechamento temporário da fronteira. Na ocasião, Temer criticou a proposta.

“Não temos como fechar a fronteira, isso seria inapropriado. Estamos todos de acordo que não há como fechar a fronteira, mas também não há como abandonar a necessidade de Boa Vista, Roraima e de todo o Estado”, disse Temer hoje ao responder à pergunta de jornalistas na capital Boa Vista. Na cidade, Temer visitou o abrigo Nova Canaã, que recebe imigrantes venezuelanos.

O presidente disse aos jornalistas que recebeu os pedidos da governadora Suely Campos sobre recursos e medidas para enfrentar a situação da entrada permanente dos imigrantes e afirmou vai examiná-los com “muita atenção”. Ele lembrou que o governo federal já destinou recursos e adota medidas para a região. “Estou com o pedido da governadora com vários temas que são importantes. Aqui já encaminhamos vários recursos para acolher os venezuelanos e para Roraima”, disse.

Em abril, o governo deu início a um processo de de distribuição de imigrantes venezuelanos concentrados em Roraima para outras unidades da federação. O chamado processo de interiorização foi uma estratégia adotada para proporcionar melhores condições aos imigrantes venezuelanos que querem viver e trabalhar no Brasil.

Ao ser questionado por jornalistas sobre a quantidade ainda pequena de imigrantes que foram transferidos de Roraima para outros estados, Temer respondeu que os venezuelanos não podem ser “despejados” em outras regiões sem antes terem garantidas condições de vida na nova localidade. E explicou que esse trabalho, a cargo da Casa Civil, demanda tempo. De acordo com informação divulgada pelo Palácio do Planalto, atualmente 4,2 mil pessoas estão abrigadas em Roraima e 527 foram interiorizada em Manaus, Cuiabá e São Paulo.

“A imagem que as pessoas têm da interiorização é que você pega os venezuelanos, coloca em um ônibus, um avião, e despeja em outro estado. Não é assim que você faz. Por aí você viola exata e precisamente os princípios humanitários”, disse.

Em Roraima, Temer visitou o abrigo Nova Canaã, em Boa Vista. Em seguida, em Pacaraima, ele faz visita ao posto de identificação e recepção dos imigrantes que chegam à cidade fronteiriça. O presidente visita também o posto de triagem da Polícia Federal que oferece ações para receber, identificar, regularizar e imunizar os imigrantes na fronteira.

Edição: Amanda Cieglinski

 

Últimas Notícias

ANP descarta periodicidade mínima para reajuste de combustíveis
Confiança da indústria tem queda de 0,5 ponto na prévia de julho
Guardia e Goldfajn participam de reunião do G20 em Buenos Aires
Energia elétrica impulsiona inflação oficial na prévia de julho
Regras de IOF sobre empréstimos são atualizadas pela Receita
Embraer fecha segundo trimestre com US$ 17,4 bilhões em encomendas
ANP publica edital para oferta permanente de blocos exploratórios
Equipe econômica reduz para 1,6% previsão de crescimento do PIB

MAIS NOTICIAS

 

Relatório final da LDO pode ser entregue hoje na Comissão de Orçamento
 
 
Parecer da LDO veta renúncia fiscal, reduz custeio e congela salários
 
 
EBC suspende perfis nas redes sociais durante período eleitoral
 
 
Câmara pode votar nesta quarta projeto da Escola sem Partido
 
 
Brasil e Vietnã assinam acordos em aviação e agricultura
 
 
Toffoli cassa decisão de Moro e livra Dirceu de tornozeleira

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212