Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Um Olhar sobre o Mundo aborda a expansão da China - Jornal Brasil em Folhas
Um Olhar sobre o Mundo aborda a expansão da China


Com imensos recursos financeiros à sua disposição para investir na América Latina, a China protagoniza uma grande expansão comercial nessa região e em quase todo o mundo. Em Um Olhar sobre o Mundo desta semana, Moisés Rabinovici recebe Alexandre Uehara, que é doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), coordenador acadêmico do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) além de pesquisador visitante nas universidades Keio e Sophia, no Japão, para conversar sobre a atual fase da diplomacia chinesa, que pretende ocupar cada vez mais o espaço dos norte-americanos. O Um Olhar sobre o Mundo vai ao ar pela TV Brasil às 21h45 desta segunda-feira (15).

Ao analisar essa ofensiva chinesa no mundo, o professor destaca que, ao contrário do que ocorreu nos anos 1980, quando os Estados Unidos conseguiram conter a influência da União Soviética, atualmente, com a China, isso não aconteceu, e essa nova situação está causando um grande desconforto para os norte-americanos. “A China já está no mundo”, aponta Uehara.

Essa expansão da China, inclusive no Brasil, segundo o professor, é resultado não só do crescimento do PIB chinês, mas de uma política pensada pelos líderes chineses, que desejam que seu país seja cada vez mais atuante em todas as partes do mundo. “Não vejo que a China queira ser, como os Estados Unidos, o policial do mundo. Mas querem ter uma posição importante no planeta”, argumenta Uehara. Ele diz que a China busca o reconhecimento internacional e uma influência cultural em todas os países. “A China, atualmente, está entre as principais parceiras comerciais das 20 maiores economias do mundo”, exemplifica o professor.

Com relação ao Brasil, Uhera diz que nosso país ainda está no estágio de aprendizado e que a China tem sido ousada em seus investimentos na América do Sul. Diferentemente de outras potências, registra o professor, ela parece não temer riscos em relação ao futuro político dos países sul-americanos.

Sobre o programa

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um Olhar sobre o Mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil.

Antes de comandar esta atração da TV Brasil, Rabinovici trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política.

Rabinovici, que em suas andanças pelo mundo já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Serviço
Um Olhar sobre o Mundo - segunda-feira, dia 15, às 21h45, na TV Brasil
Edição: Davi Oliveira

 

Últimas Notícias

Submarino argentino é encontrado um ano e um dia após desaparecimento
Parlamento cubano rejeita resolução da Eurocâmara sobre direitos human
Incêndio da Califórnia registra 74 mortos e mais de mil desaparecidos
Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país
EBC e Fundação Getulio Vargas firmam acordo para revitalizar acervo
Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado
Belo Horizonte tem previsão de mais chuva; temporais já mataram quatro
Prefeito de Mariana diz que não desistirá de ação no Reino Unido

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212